domingo, julho 01, 2007

16ª edição - Está na hora de aplicar em ações?

Muita gente vem me perguntar se esse é um bom momento para investir em ações. A resposta para todas é: não sei. Alguns argumentam que o mercado está em alta e que em algum momento deve cair. Outros falam na perspectiva de crescimento da economia e que por isso as ações devem subir. Concordo com todos os argumentos. São todos ótimos.

Então como saber se esse é um bom momento para aplicar seu suado dinheirinho nos grandes players de nossa economia? É fácil. Escolha quatro ou cinco empresas com os fundamentos econômicos em dia e caia dentro. E para saber se as empresas estão com os fundamentos em dia existem dois tipos de análises: as gráficas e as fundamentalistas.

As análises gráficas se baseiam no desempenho passado das ações em comparação ao mercado. Daí se descobre se uma ação é muito ou pouco afetada quando o mercado está em queda ou em alta. Mas só essa análise não basta. É preciso mais.

Aí entram os números da empresa. Projeções futuras olhando para o passado da companhia podem ajudar a saber o valor justo de uma companhia hoje. Se ele for menor do que o valor das ações, não compre os papéis. Se for maior, significa que a empresa tem um grande potencial de valorização, o que pode se traduzir no bom investimento.

Combinando-se as duas análises, pode-se diminuir muito o risco de comprar ações e estimar um retorno previsto no longo prazo. Quem faz isso? Os analistas da sua corretora. Procure se informar sobre as ações com maior potencial de valorização e questione que tipo de análise foi feita para se chegar a esses resultados. Se os dois tipos forem combinados, há grandes chances de sucesso, esteja o mercado muito caro ou muito barato.

Uma boa semana a todos