domingo, abril 13, 2008

25a edição - Fundos vs ações

Com cinco anos de altas, o mercado acionário vem despertando a atenção de parcela cada vez maior da população. Basta ver os seguidos recordes de investidores pessoa física na Bovespa. Além disso, com juros baixos em relação ao passado, os ganhos na renda fixa estão cada vez menores e, com isso, mais e mais pessoas estão procurando o investimento em ações.

Há duas maneiras de investir nelas. Uma é comprá-las diretamente na Bovespa. E isso eu ensinei aqui. A outra maneira é investir nos fundos de ações dos bancos comuns. Isso mesmo, aquele em que você movimenta sua fortuna mensalmente. Entra lá no internet banking e, na seção investimentos, procure os fundos de ações. Tem pra todos os gostos.

Mas a discussão é: qual a melhor maneira de investir em ações? Preparei uma lista de vantagens e desvantagens de ambas que vai ajudá-lo a decidir.

Fundos de ações

· Vantagens
Gestão profissional: A gestão do seu dinheiro é feita por profissionais capacitados, que escolhem as ações com maior potencial de ganhos e menor risco, combinados. A dica aqui é escolher um fundo de ações com gestão ativa, ou seja, que os analistas podem comprar e vender as ações nos momentos em que julgarem mais adequado.

o Menos riscos: Como esses fundos têm grande disponibilidade de recursos, eles conseguem montar uma carteira de ações bastante diversificada, algo talvez que você não conseguisse fazer investindo diretamente em ações

o Diversificação: Com pouco dinheiro, R$ 2 mil por exemplo, você consegue uma diversificação que não conseguiria na compra direta de ações.

· Desvantagens

o Taxa de administração: Não existe almoço grátis (presumo que janta também não). Portanto, o banco vai te cobrar uma taxa para administrar seu dinheiro com competência. As taxas variam de 2% a 5%, dependendo do fundo.

o Taxa de performance: Em alguns fundos é cobrada uma taxa de performance. É algo como se se você ganhar demais, você divide a grana com o banco. Divide não, mas uma parte dos ganhos vão pra eles. Mas se você perde, ninguém socializa prejuízos.

o Imposto: O leão te come 15% de tudo que você ganha.

o Diluição do ganho: Pelas razões acima, o seu ganho acaba diluído. Até mesmo a diversificação excessiva, que seria uma das vantagens, diminui seu potencial de ganhos

Compra direta

· Vantagens

o Isenção de IR: O imposto não leva nada de você se suas movimentações mensais forem abaixo de R$ 20 mil

o Aplicações pequenas: Não só nos fundos de ações dá pra investir pouco dinheiro nos papéis. No mercado acionário, você pode comprar no fracionário (quantidades menores que o lote padrão de 100 ações) e com isso investir pequenas quantias mensalmente. Mas note que quanto menos ações você compra, no caso de a corretagem ser fixa, o valor desta pesa cada vez mais sobre a compra.

o Potencial de ganhos: O potencial de ganhos é maior, porque geralmente você não vai comprar muitas ações de empresas diferentes. Vai ficar lá com três ou quatro papéis apostando neles

o Sem taxas: Não tem taxa de administração, só a de corretagem. Mas algumas corretoras cobram para manter o papel sob custódia. Portanto, fuja destas. A minha não cobra.

· Desvantagens

o Riscos maiores: É óbvio, você pode escolher as ações erradas e perder uma grana. Procure sempre as avaliações das corretoras, sempre olhando o preço alvo (target price, no jargão) da ação e comparando com o preço atual

o Tempo: Você vai precisar ficar acompanhando. Por exemplo, se sua ação atingir o preço alvo é hora de vender. Se você perder a oportunidade, pode não consegui-la depois.

o Conhecimento: É necessário ter o mínimo de conhecimento financeiro, como os múltiplos das ações, o significado do preço alvo, as perspectivas do setor ao qual pertence a empresa investida e as perspectivas da economia.

É isso, espero que eu os tenha ajudado a decidir. Eu tenho apostado num mix entre as duas coisas. É a diversificação da diversificação.

Uma boa semana financeira a todos.

:: Receba também a newsletter do Finanças e Ciladas. Basta clicar aqui.
:: Divulgue o blog para os seus amigos. É só encaminhar a newsletter dominical para os seus contatos.