quarta-feira, agosto 26, 2009

Voltando ao mercado

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas aos leitores que abandonei nestes praticamente 12 meses longe do Finanças e Ciladas. Faltou-me tempo e, confesso, estímulo, para continuar a escrever por aqui.

Hoje, contudo, volto para relembrar o que escrevi dois posts abaixo, sobre a queda no mercado de ações diante da crise financeira mundial. Destaco alguns tópicos:

-Vender ou não vender: naquele momento, com a queda, muita gente saiu correndo do mercado de ações e admitiu as perdas. Quem esperou, já está sendo premiado. O mercado se recuperou (ainda não totalmente) e ainda pode se recuperar mais. É certo, contudo, que a recuperação, se houver, será lenta e gradual.

-Comprar ações na baixa: na ocasião, eu disse que era um bom momento para comprar ações (o fundo do poço do mercado foi mais ou menos em novembro do ano passado). Quem comprou forte naqueles dias, já pode ter visto seu patrimônio crescer quase 90%. Este é o caso, das ações da Petrobras, que, desde novembro do ano passado até hoje, já ganharam 87%. Maravilha não?

Fica aí então duas lições comprovadamente boas para adotar estratégias para o mercado de ações nos próximos anos.

Continuo então recomendando aos investidores que têm um horizonte de investimento de mais de 10 anos que continuem a investir neste mercado.

Um abraço a todos.