quinta-feira, outubro 16, 2008

Dica de leitura

Para quem está em pânico com a crise nas bolsas de valores, aí vai uma sugestão de leitura

terça-feira, outubro 07, 2008

Esse saco tem fundo?

Estão dizendo nos últimos dias que a bolsa de valores virou um saco furado. E virou mesmo. Os mercados no mundo todo não páram de cair e por aqui não está sendo diferente. O preço das ações despencando, muita volatilidade, pânico em todos os mercados.

E agora, o que fazer?

Depende. Se você foi prudente e aplicou na bolsa somente com um objetivo de longo prazo - mais do que cinco anos - e somente uma parte do seu capital, a melhor estratégia é esperar. Não se desespere. Sair agora do mercado (vender as ações) é aceitar a perda e tirar qualquer possibilidade de recuperá-la.

Mas se você fez uma aposta que a bolsa ia subir no curto prazo, más notícias: tudo indica que o mercado vai levar tempo para se recuperar. O mundo está caminhando para uma recessão. As pessoas vão ter menos dinheiro. Vão comprar menos. As empresas vão ganhar menos dinheiro. Vão contratar menos gente, haverá menos renda disponível...Uma bola de neve.

Nesse caso, se você for precisar do dinheiro de qualquer jeito, vá em frente em venda. Venda de forma parcelada, tentando aproveitar alguns raros momentos de alta, para poder pelo menos reduzir as perdas.

Mas se você ainda não entrou no mercado, abra o olho, essa pode ser uma boa hora. Sim! As ações estão baratas - e podem cair ainda mais - mas tudo indica que elas se recuperam no longo prazo. Quanto tempo? Cinco, dez, quem sabe 15 anos. Portanto, pense bem sobre quando você vai precisar do dinheiro. E aplique apenas uma parte do sue capital (15% da poupança prevista). É uma ótima chance de fazer o dinheiro trabalhar pra vc.

E ah, invista em empresas sólidas, tentando imaginá-la num futuro de 15 anos. O que ela vende terá demanda?

Esta semana ainda escrevo mais sobre estratégias que podem ser adotadas em tempos como esse.